23/10/2019
ALUNOS PROVENIENTES DOS 5º E 9º ANO PODEM FAZER MATRICULA ONLINE

As matrículas para 2020 nas escolas estaduais do Paraná vêm com novidades. Para os alunos de continuidade e também os jovens que ingressarão no sexto ano do Ensino Fundamental, a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte (SEED) vai disponibilizar ferramenta online para a confirmação ou escolha da vaga. As matrículas online começaram em 21 de outubro e vão até 1º de novembro.

A funcionalidade será incorporada a Área do Aluno, plataforma da SEED onde os responsáveis já podem consultar o boletim escolar e solicitar o histórico do estudante. Por se tratar de um site responsivo, pode ser acessado também pelo celular. É importante ressaltar que a realização da matrícula de forma online é opcional. Para realizar a matrícula online dos Estudantes ingressantes, provenientes do quinto e nono anos das redes Municipal e estadual de ensino e que irão ingressar no 6º ano do Ensino Fundamental ou no 1º ano do Ensino Médio, os pais ou responsável deve acessar o sistema e confirmar a matrícula na instituição de ensino sugerida pela SEED conforme georreferenciamento (ou seja, a escola mais próxima do endereço residencial).

Caso haja preferência por uma escola diferente da sugerida pela SEED, o pai ou responsável para indicar até três instituições em que desejam tentar uma vaga e aguardar o resultado da solicitação. Resultado este que sairá dia primeiro de dezembro de 2019.

É o responsável pelo estudante, ou o estudante maior de 18 anos, que deve acessar a plataforma, apos fornecer CPF e número de celular, para o qual será enviado um código de validação via SMS. Uma vez com acesso a Área do Aluno, o responsável deve clicar em Matrícula Online, no menu lateral da página, para dar continuidade ao processo.

O dia 28 de outubro (segunda-feira) será considerado o Dia "D" para matrículas online no município. Quem ainda não conseguiu confirmar a matrícula pelo sistema online ou possua alguma dúvida, a Secretaria Municipal de Educação, Escolas Municipais com turmas de 5° ano e os Colégios Estaduais estarão à disposição para ajuda e esclarecimentos. Esse é o dia! Não deixem de procurar as escolas e garantir a vaga para seu filho do ano letivo de 2020.

Para a realização da matricula ou rematricula online,  acesse o site:

Aparecerá um formulário de login, com dois campos, um para informar o CGM ou CPF e o outro para informar o número do celular.  Feito isso, clica em "Enviar Código de Segurança".  Um SMS será enviado para o celular cadastrado. Digite o código recebido no celular e clique em "Validar".  Na página que abre, aparecem as opções:

- Histórico Escolar
- Consultar Boletim
- Declaração de Matrícula
- Matrícula Online

Escolha a opção desejada e siga as instruções.

LINK PARA A PUBLICAÇÃO RECEBIDA: