06/09/2017
Prefeito vai à Câmara de Vereadores defender reparcelamento de dívidas

Cinco projetos enviados pelo Executivo Municipal estavam tramitando na Câmara de Vereadores de Cantagalo e, para falar sobre alguns deles, na noite de 17 de agosto, o Prefeito Jair Rocha da Silva esteve na Casa de Leis, onde esclareceu as dúvidas dos vereadores.

Dois desses projetos mereceram atenção especial, com destaque para o reparcelamento das dívidas do município de Cantagalo com o seu Fundo de Previdência.

Atualmente, são três parcelamentos em vigor:

1º - R$ 2.924.549,56 (dois milhões, novecentos e vinte e quatro mil, quinhentos e quarenta e nove reais e cinquenta e seis centavos), pelo não recolhimento previdenciário no período de 01/ 2003 até 12/2009;

2º - R$ 750.000,00 (setecentos e cinquenta mil reais) pelo não recolhimento previdenciário no período de 11/2012 até 10/2013. Essa dívida gerou parcelamento em 36 vezes durante a gestão 2013/2016, mas também não foi totalmente paga e o restante, no valor de R$ 212.873.31 (duzentos e doze mil, oitocentos e setenta e três reais e trinta e um centavos) precisou ser reparcelada no início de 2017, sendo que as parcelas vêm sendo pagas rigorosamente em dia.

3 - R$ 2.097.020,12 (dois milhões, noventa e sete mil, vinte reais e doze centavos), pelo não recolhimento previdenciário no período de 10/2015 até 12/2016. No início de 2017 foi aprovado na Câmara de Vereadores o parcelamento em 60 meses.

A dívida com os parcelamentos, atualmente, está em R$ 70.000,00 (setenta mil reais) por mês. Com a aprovação, a parcela mensal ficará em torno de R$ 20.000,00 (vinte mil reais), sobrando aproximadamente R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) mensais para novos investimentos em todos os setores.

Em sua explanação, o Prefeito ressaltou que vem cumprindo rigorosamente com todas as obrigações junto ao Fundo de Previdência, sem nenhum atraso, e a necessidade de parcelamento é para que o município não continue sacrificando o povo com baixos investimentos possíveis com o pouco valor que sobra. Ele ainda solicitou aos vereadores que olhem com carinho esse projeto, para que a população de Cantagalo não continue mais sendo sacrificada.

MEDIDA PROVISÓRIA

O reparcelamento das dívidas dos municípios foi viabilizado quando o presidente Michel Temer assinou, em 16 de maio, uma Medida Provisória que permite a renegociação da dívida previdenciária dos municípios em até 200 parcelas. A assinatura da MP foi feita durante a abertura da 20ª Marcha Nacional dos Prefeitos, em Brasília.

As dívidas dos municípios com a Previdência Social compromete as contas de aproximadamente três mil prefeituras no país, ou seja, mais da metade.

EDUCAÇÃO E SAÚDE

O Plano Municipal de Educação está tramitando em regime de urgência, pois, segundo o Prefeito, enquanto esse projeto não for votado, as ações da Secretaria de Educação do município ficam engessadas.

O Prefeito falou que outro projeto tem por finalidade regularizar os cargos que estão sendo criados no CIS, visando regularizar o quadro de pessoal que atende os pacientes encaminhados pelos treze municípios que fazem parte do Consórcio Intermunicipal do Centro-oeste.

O concurso que havia sido realizado pelo CIS foi considerado ilegal pelo Ministério Público e foi cancelado. Agora foi solicitado a todos os municípios que fazem parte do CIS, para que criem leis autorizando a realização deste concurso.

SUCATAS

Outro projeto em tramitação é o leilão das sucatas acumuladas no pátio de máquinas.  São materiais que, quanto mais o tempo passa, mais se deteriora,  por isso a urgência em dar o devido encaminhamento a esse material.

REPARCELAMENTO

O primeiro vereador que se manifestou contra o parcelamento foi o vereador Ciro de Abreu. Os demais, aparentemente, teriam aceitado.

Ao final da sua fala, o Prefeito Jair Rocha agradeceu os vereadores por terem compreendido a necessidade desse parcelamento, que visa o bem-estar da população de Cantagalo, pensando sempre no atendimento de melhor qualidade por parte do município.

O prefeito ainda falou que a sua administração não tem partido político. Disse ainda que cada vereador que deseja fazer para carreira política tem que pensar, acima de tudo, na população.