11/06/2021
PLANO MUNICIPAL DE VACINAÇÃO CONTRA Á COVID – 19

A COVID-19 é uma doença causada pelo coronavírus, denominado SARS- CoV-2, que apresenta um espectro clínico variando de infecções assintomáticas a quadros graves. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a maioria (cerca de 80%) dos pacientes com COVID-19 podem ser assintomáticos e aproximadamente 20% dos casos detectados requer atendimento hospitalar por apresentarem dificuldade respiratória, dos quais aproximadamente 5% podem necessitar de suporte ventilatório. Pessoas idosas e/ou com morbidades, a exemplo de pessoas com problemas cardíacos e pulmonares, diabetes ou câncer, dentre outros, têm maior risco de evoluírem para formas graves da doença.

De acordo com o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19, foram definidos grupos alvo da campanha: idosos (60 anos ou mais), indígenas vivendo em terras indígenas, trabalhadores da saúde, povos e comunidades tradicionais ribeirinhas, povos e comunidades tradicionais quilombolas, pessoas com determinadas morbidades, população privada de liberdade, funcionários do sistema de privação de liberdade, pessoas em situação de rua, forças de segurança e salvamento, Forças Armadas, pessoas com deficiência permanente grave, trabalhadores da educação, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores de transporte metroviário e ferroviário, trabalhadores de transporte aéreo, trabalhadores portuários, trabalhadores de transporte aquaviário.

Diante disto, a secretaria de saúde de Cantagalo, Paraná, utilizará os meios de comunicação oficiais da prefeitura municipal ( site e facebook) e mídias locais ( rádios e visuais) para a divulgação do cronograma de vacinação contra a Covid-19 a população. As mídias locais também serão responsáveis por repassar as informações corretas referentes a segurança da aplicação da vacina e combate a fake news fornecidas pela Secretaria de saúde de Cantagalo, as quais serão embasados em dados da Secretaria do Estado da Saúde (SESA) e pelo Ministério da Saúde.

Mais informações no link abaixo:

Plano Municipal de Vacinação