05/05/2018
EM AUDIÊNCIAS PÚBLICAS, CANTAGALENSES APROVAM RENOVAÇÃO DA CONCESSÃO DE SANEAMENTO BÁSICO

No inicio da noite de ontem (04), foram realizadas  duas audiências públicas em Cantagalo.

O Prefeito Jair Rocha da Silva, recebeu secretários,  representantes da SANEPAR, servidores municipais e moradores, para a realização das audiências públicas, durante as quais houve a definição pela continuidade da SANEPAR como prestadora dos serviços de saneamento básico em Cantagalo.  Participaram das audiências a 1ª Dama e Secretária de Assistência Social Gisele Thomé, a Vice-prefeita Neuza Grein Ruginski, a  Secretária de Saúde Roberta Ribeiro, os secretários Eliel Zimmerman (Administração), Pedro de Paula Xavier (Meio Ambiente e Recursos  Hídricos) e Vitorino Coradin (Agricultura, Abastecimento e Turismo) e a Procuradora Jurídica do Município, Tânia Fátima Riconi Tacca.

As audiências foram realizadas no Anfiteatro da Prefeitura Municipal, sendo a primeira às 18h00min., ocasião em que foram mostrados os detalhes do PLANO MUNICIPAL DE SANEAMENTO BÁSICO, elaborado a partir de uma instância deliberativa de caráter popular, no qual a opinião da população somou-se ao conhecimento e planejamento técnico da SANEPAR, que contempla uma avaliação quali-quantitativa dos recursos hídricos e o licenciamento ambiental das atividades específicas: água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem urbana e ações locais de abastecimento de água, disposição final dos resíduos sólidos, manejo dos resíduos sólidos urbanos, considerando, além da sustentabilidade ambiental, a sustentabilidade administrativa, financeira e operacional dos serviços e a utilização de tecnologias apropriadas.

A CONCESSÃO

Desde 1985 os serviços de abastecimento de água no município são prestados pela SANEPAR e atualmente conta com 3.144 ligações, todas com hidrômetro, atendendo 100% da população urbana do Município.

O tratamento de esgoto em Cantagalo entrou em operação em janeiro de 1993 e hoje conta com 43.588 metros de extensão, atendendo a  51,19%7 da população, com 1.618 ligações.

Para implantar e garantir a continuidade e qualidade nos serviços de coleta e tratamento de esgoto do Município, serão necessários os  seguintes investimentos, conforme o cronograma descrito a seguir:

• 2019- Execução de 4.000 metros de Rede Coletora de Esgoto e 194 ligações prediais para atendimento dos bairros Jardim Santana e Vila  Chemin;
  • 2021- Execução de Estação Elevatória de Esgoto e respectiva Linha de Recalque, execução de 3.000 metros de Rede Coletora de Esgoto e  130 ligações prediais para atendimento à bacia do bairro Cinderela;
  • 2023 - Execução de Estação Elevatória de Esgoto e respectiva Linha de Recalque, execução de 10.000 metros de Rede Coletora de Esgoto e  450 ligações prediais para atendimento do bairro Vila Verde.

Entre as obrigações da SANEPAR previstas no contrato, estão:

Manter o Índice de Atendimento por Rede de Abastecimento de Água – IARDA em cem por cento (100%) da população urbana do MUNICÍPIO  durante toda a vigência do Contrato;

• Atingir o Índice de Atendimento com Rede Coletora de Esgotos - IARCE de 55,00% da população urbana da sede do Município até o ano de  2020.
  • Atingir o Índice de Atendimento com Rede Coletora de Esgoto – IARCE de 60% da população urbana da sede do município até o ano de  2030;
  • Atingir o Índice de Atendimento com Rede Coletora de Esgoto – IARCE de 65% da população urbana da sede do município até o ano de  2048;
  • Atingir e manter o Índice de Atendimento com Rede Coletora de Esgoto – IARCE de 70% da população urbana da sede do município até o  ano de 2048.

A renovação da concessão será por 30 anos e deverá ser aprovada na Câmara de Vereadores nas próximas sessões.

Última atualização do site: 22 de Abril de 2024 - 17:18